Projeto Convivência completa primeiro ciclo
Escrito por Educare Foz   
Seg, 22 de Julho de 2013 14:58

  

Realizado desde junho de 2012, durante o primeiro semestre do ano o Projeto focou em ações de promoção de bem-estar, comemoração de datas especiais e Mostra de Talentos no “Pratas do PTI”.

 

Com a intenção de promover e estimular o bem-estar, a boa convivência, cuidado com o ambiente e facilitar a interatividade entre os habitantes do Parque, o Projeto Convivência da Fundação PTI finaliza seu primeiro ciclo com apoio da Educare, que dará continuidade na realização do Projeto no próximo ciclo de um ano. 

 Comportamento nas redes sociais

“Integração e exposição na Era Social” foi o tema debatido por Garon Piceli, comunicador e a psicóloga Thais Ghisi Mehl que abordaram o tema desde os aspectos sociais, comunicacionais e psicológicos relacionados às rede sociais na internet. Moderada por Rodrigo Chibiaqui, responsável pelas mídias sociais da Fundação PTI, a mesa-redonda jogou luz sobre como o uso das redes sociais na internet influencia as relações interpessoais e provocam mudanças no ambiente de trabalho.

Talentos do PTI

Neste ano a Mostra de Talentos “Pratas do PTI”, que convida pessoas que trabalham ou estudam no Parque a apresentarem seus talentos, foi oferecida em duas etapas. Na primeira, funcionárias da empresa Iguaçu Serviços Terceirizados, responsável pela limpeza e manutenção dos espaços do Parque Tecnológico Itaipu coordenaram oficinas de crochê, e funcionárias de áreas distintas da Fundação PTI coordenaram a oficina de técnicas de respiração e de Arte Quilling. O sucesso das oficinas foi tanto entre os participantes que alguns começaram a confeccionar produtos para comercializar ou doar a instituições assistenciais.

Oficina de crochê com funcionárias da Iguaçu Serviços Terceirizados 

 

Na segunda etapa foram realizadas oficinas de Origami e Culinária Árabe, coordenadas por colaboradoras da Fundação PTI. Para Silvana Gomes, diretora executiva da Educare, as oficinas fortaleceram as relações entre pessoas de diversas áreas do PTI e estimularam outros olhares dos oficineiros para suas produções.

Oficina de origami

 

Para celebrar!

Três datas importantes foram comemoradas no âmbito do Projeto Convivência. “Junto por elas” foi o tema da comemoração do Dia da Mulher celebrado com café-da-manhã e talk show, com apoio do Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fundação PTI. Na ocasião foram convidados psicólogos e médicos de Foz do Iguaçu e outros profissionais da Fundação PTI que trabalham diretamente com o tema. O debate foi precedido por um vídeo com opiniões e vivências de habitantes do PTI a respeito do tema. Ser mãe e profissional, lidar com diferentes papéis, assumir profissões tradicionalmente exercidas por homens, cuidar da saúde mental e física e tomar a decisão entre ser ou não ser mãe foram os temas discutidos durante o talk show.

A Páscoa e o Dia do Trabalho também não passaram em branco. Cada colaborador recebeu um pão de mel artesanal produzido pelo Programa Ñandeva da Fundação PTI, entregue de maneira lúdica com uma mensagem pela “Coelha da Páscoa”. Para comemorar o Dia do Trabalho, colaboradores da Fundação PTI foram recebidos com café-da-manhã e música, além de brindes e squeeze.

 

Para bem-estar no ambiente

Com o acompanhamento de um profissional de educação física para o alongamento e aquecimento, a primeira edição do “Caminhadas no Parque” incentivou a prática de atividade física e presenteou os participantes com camisetas da ação “Deixe a sua marca”, já realizada pelo Projeto convivência.

Com bom humor e leveza a esquete teatral “Dona Flor e seus 2 Conselhos” conscientizou sobre o cuidado e a responsabilidade que cada habitante tem com o ambiente em que trabalha e estuda. A ação chamou a atenção para atitudes simples que podem melhorar a limpeza e a conservação do PTI, além de fortalecer a convivência mais saudável.

Esquete "Dona Flor e seus 2 conselhos"

Após a apresentação, zeladores de todos os espaços do Parque compartilharam suas opiniões e vivências relacionadas ao tema, de modo a aproximá-las ao cotidiano dos habitantes do PTI e potencializar mudanças. Os zeladores e zeladoras contaram ao público sobre como se sentem orgulhosos em trabalhar no PTI, mas deram exemplos de como o desrespeito com os espaços acontece no dia-a-dia e sobre como se sentem invisíveis e que notam a indiferença na forma como são tratados por algumas pessoas. Disseram ainda sobre o desejo que tinham quando jovens de estudar para ter a possibilidade de exercer outra profissão e a admiração que têm pelos alunos. Um dos zeladores emocionou o público ao compartilhar sua história contando que estudou pouco quando criança e que dividia uma mesa com outras quatro crianças. Atualmente voltou a estudar, mas no ambiente em que estuda não tem o conforto que o PTI oferece.

Massagem, mesa-redonda com especialistas da área da saúde e auriculoterapia movimentaram o “Tarde do bem-estar”, que contou com a parceria da Faculdade União das Américas (Uniamérica). O evento foi proposto pela enfermaria do PTI que identificou aumento no número de atendimentos de pessoas que apresentavam sintomas de ansiedade, depressão, entre outros.

O evento teve início com a mesa-redonda “corpo, mente e vida moderna”, com o Dr. Ricardo Zasvasky, que expôs sobre vontade pessoal e a prática de promoção da saúde, seguido pela bióloga Anne Sophie Bertrand que falou sobre os benefícios da alimentação saudável, e a psicóloga Nazaré Almeida que encerrou o encontro com uma prática meditativa (mindfulness). 

Alimentação saudável acessível a todos, palestra com Anne-Sophie Bertrand

 

Leia mais sobre o Projeto Convivência

 

 

 

 

 

 

Última atualização em Sáb, 03 de Agosto de 2013 15:33
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

RocketTheme Joomla Templates